- Estratégias
- Pessoas
- Tecnologias
3 motivos para você se prevenir contra o vazamento de dados
Você sabia que o Brasil é o 5º maior alvo de crimes cibernéticos? O levantamento, feito pela Roland Berger, uma consultoria alemã, mostra que o número de vazamento de dados e crimes virtuais vem crescendo consideravelmente no país.
Somente no primeiro semestre de 2021, por exemplo, foram registradas mais de 9 milhões de ocorrências na região, superando o número total de 2020. No ranking mundial, ficamos apenas atrás dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e África do Sul.
Diante desse cenário, muitas pessoas passaram a pensar duas vezes antes de confiar seus dados ao universo digital. E empresas que sofreram esse tipo de problema tiveram uma série de consequências que vão muito além do que imaginamos.
É por isso que, no Mês Mundial da Proteção de Dados, vamos conhecer os principais impactos causados pelo vazamento de dados e te convencer que se prevenir contra essa prática é indispensável para o seu negócio!
1. Perda financeira – e de dados estratégicos
Ataques cibernéticos, em geral, são muito custosos. Isso porque os gastos não se restringem a identificação e resolução do problema, mas também a todo um trabalho de contenção de danos e reparação da imagem da empresa afetada.
Por isso, negócios que sofrem com o vazamento de dados enfrentam uma perda financeira muito intensa que pode, inclusive, ser acompanhada pela diminuição de sua cartela de clientes.
Além disso, informações e planos estratégicos internos, que são sigilosos, também podem ser afetados nesse momento, fazendo com que a empresa perca não somente o seu elemento surpresa, mas até mesmo a vantagem que possuía em relação aos seus concorrentes.
2. Danos à reputação do negócio
Imagine a seguinte situação: o número do seu cartão de crédito foi divulgado. Esse acontecimento repercute de forma negativa na sua vida e, mesmo sendo possível receber reembolsos por compras não autorizadas, você ainda sofre com o estresse de lidar com essa situação.
Ao descobrir qual empresa foi a responsável por esse vazamento de dados, você não voltaria a fazer negócio com ela, certo? Afinal de contas, você não confia que ela vai cuidar de suas informações pessoais após um deslize tão sério.
É com base nesse pensamento que um negócio enfrenta grandes problemas relacionados à sua imagem depois de um ataque cibernético. E recuperar essa confiança, que foi construída ao longo do tempo, é uma missão trabalhosa e custosa.
3. Implicações legais
Você provavelmente já ouviu falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mais conhecida como LGPD, certo? Ela foi sancionada em agosto de 2018 e em setembro de 2020 entrou em vigor.
Considerada uma grande conquista para o Marco Civil da Internet, ela estabelece uma série de regras sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de informações pessoais. E entre as diversas questões tratadas, ela ainda aborda a questão dos vazamentos de dados.
De acordo com a norma, se uma informação protegida pela diretriz for divulgada em ataques cibernéticos, a empresa responsável por manter esses dados deve pagar uma indenização a todas as pessoas lesadas.
Viu só como você deve prestar atenção às políticas preventivas de vazamento de dados?
Não estávamos exagerando quando falamos que se prevenir contra o vazamento de dados é uma questão importantíssima para o seu negócio. Não é à toa que o Mês Mundial da Proteção de Dados foi criado: para dar visibilidade a um assunto indispensável na sociedade atual.
Por aqui, estamos sempre procurando trazer conteúdos e materiais pertinentes para você, seja em relação a novas tecnologias ou assuntos que você deve ficar atento. Fique sempre de olho em nosso blog para não perder nenhuma postagem especial!