- Estratégias
- Tecnologias
#O mercado de TI oferece exatamente o que o seu negócio precisa, e nós vamos provar para você!
Na contramão de vários setores em todo mundo, o mercado de TI conseguiu crescer mesmo durante a pandemia da covid-19.
Em 2020, enquanto vários segmentos enfrentavam uma série de dificuldades causadas pelo avanço do coronavírus, o setor tecnológico obteve um crescimento de 9,5%, de acordo com a pesquisa da consultoria Advance.
Para você ter uma noção, a abertura de vagas para profissionais da área aumentou 310% durante o período, diz o levantamento da GeekHunter.
E o que essas informações nos dizem sobre o mercado de TI?
Em primeiro lugar, precisamos entender que esses resultados positivos não aconteceram apenas por causa da pandemia, e nem foram obtidos ao acaso. Eles são efeitos de muito trabalho duro, muita pesquisa e muita vontade de evoluir.
Ao longo de dez anos, entre 2008 e 2018, o mercado de TI nacional cresceu 118%. O estudo, realizado pela Empresômetro, mostra que esse território ganha cada vez mais interessados e adeptos no Brasil.
O que isso quer dizer? Que, agora, consumidores procuram por algo muito além de produtos ou serviços. Eles querem uma experiência completa, e essa experiência deve ser positiva, prática e funcional.
Ou seja, cabe aos negócios se adaptarem a essas transformações… ou se prepararem para o fracasso.
Tecnologia x comportamento humano: qual é a ligação entre esses dois fatores?
Como você deve imaginar, a evolução do mercado de TI não ocorreu de um dia para o outro. Esse segmento vem conquistando seu espaço há muitas décadas. E o mais legal é que a evolução dessa área também está fortemente ligada com o comportamento da população e suas relações interpessoais.
Até os anos 90, por exemplo, poucas empresas enxergavam a tecnologia como uma aliada e facilitadora de seus trabalhos. Era difícil encontrar empreendimentos que utilizavam esse elemento em suas rotinas. Mas, com a estreia do Windows 95 e Microsoft Office, tudo isso mudou.
Hoje em dia, não conseguimos nem ao menos imaginar como seria trabalhar sem aparelhos eletrônicos e softwares, não é mesmo? Isso se deve porque os lançamentos acima transformaram a forma com que lidamos com o nosso serviço!
E é claro que não para por aí!
Ao longo dos anos, o mercado de TI introduziu uma série de novidades que incorporamos ao nosso dia a dia. Softwares, aplicativos, metodologias, estratégias… a lista é grande.
Mas como isso foi possível? Como os profissionais deste setor são capazes de entregar ao público coisas que eles nem ao menos sabiam que precisavam?
Com o tempo, a TI também começou a ditar comportamentos. Por exemplo, com o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, a Apple percebeu uma necessidade social de flexibilidade e globalização.
Mas, depois da popularização desse modelo de celular, a Apple passou a lançar tendências. Inteligência artificial, maior número de câmeras, segurança e privacidade no sistema: tudo isso são inovações que atraem clientes e aquecem o mercado.
Por isso, muito além de seguir o comportamento humano, a TI também se destaca por inovar a si mesma e gerar sua própria demanda de necessidade. Afinal, a tecnologia não para e, agora, encaminha a evolução da sociedade como um todo.
É com essa mentalidade que profissionais alcançam excelentes resultados e trazem inovações para o mundo inteiro. E o melhor de tudo é que não precisamos pensar somente em grande escala; é possível, também, aplicar esses princípios em trabalhos pontuais. Afinal, todos os especialistas possuem esse entendimento!
Faça com que a SUA empresa dite tendências
Parece um pouco distante, né? Pense só, a sua empresa inovando a ponto de lançar um produto que transforma o cotidiano de milhares ou milhões de pessoas! Mas, com o investimento correto e ações certeiras, isso é possível.
Quando tratamos de inovações tecnológicas, muitas pessoas imaginam elementos do passado. A impressão que a maioria tem é que as inovações pararam; tudo que tinha para ser inventado, já foi.
Mas isso não é verdade! O mercado de TI está constantemente trazendo uma série de novas tecnologias. E se o seu negócio quer ter destaque no mercado, precisa ficar atento a essas inovações.
Automação de tarefas, segurança digital, computação em nuvem, mundo mobile first, aplicativos, back office… são várias as tendências para o futuro. Ficar por dentro delas não só conquista um público mais vasto, como também contribui para a redução significativa de custos de processos.
É como falamos… o futuro já começou. Você não vai ficar de fora, né? Acompanhe essa evolução e participe dessa transformação!